Descrição:
O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, em cerca de 90% dos computadores pessoais. Como muitos usuários “torceram o nariz” para o novo sistema operacional Windows Vista, fontes dizem que a Microsoft pretende lançar seu novo SO, o Windows 7 o quanto antes, até o final de 2009 ou início de 2010.
A prioridade neste novo Windows é ser mais leve (ou pelo menos usar os mesmos requisitos do Windows Vista) com programas mais essenciais e que você poderá adicionar novos programas extras via download pelo sistema do Windows Live Service (pois sabemos que quanto mais programas é instalado no computador mais lento vai ficando e mais problemas aparecem), melhorar a interface com o usuário oferecendo maneiras mais cômodas de se gerenciar os aplicativos e procurar documentos e claro a segurança, já que o Windows é tão criticado nesta parte.
O Windows 7 também começará a seguir uma nova tendência de interação com a internet. Com o aumento da velocidade das conexões com a internet e a maior quantidade de usuários conectados, veremos sistemas operacionais mais enxutos que exigirão menos tecnologia e capacidade da CPU local, pois conforme especialistas a maioria das ferramentas estarão online, sendo executadas em servidores.
Isso é uma tendência que beneficiará a maioria dos usuários, onde os computadores não precisarão ter tecnologia de ponta para se trabalhar e com isso poderemos comprar os mesmos a preço menores e mais populares (menos para gamers e afins que neste caso continuarão a necessitar de máquinas mais atuais).
Para você ter uma idéia, estou no momento escrevendo este artigo com o Office Live da Microsoft, onde uma espécie de mini Office é rodada diretamente em meu navegador. Existe também o Google Docs, concorrente do Office Live.
Office Live: http://workspace.officelive.com/?cloc=pt-BR
Google Docs: http://docs.google.com
Os programadores de softwares já sentiram esta tendência e por isso as plataformas estão se tornando “.NET”, com os serviços rodando diretamente no servidor. Acredito até que isso será positivo em relação aos usuários não precisarem ter o programa (que pode ser pesado) em sua máquina, pode se acessar o mesmo em qualquer lugar que você esteja (software via internet) e a pirataria pode diminuir.
Novidades do Windows 7
No PDC 2008 (evento anual para desenvolvedores da plataforma Microsoft) a Microsoft disponibilizou a cada um dos participantes um HD externo com versões betas de diversos produtos (incluindo o Windows Server 2008 R2, Visual Studio 2010 e o Windows 7).
A versão do Windows 7 entregue ao pessoal, foi a pré-beta build 6801. Ele apresenta-se mais leve que o Windows Vista, rodando tranqüilamente em netbooks com 1GB de memória (algo que fica “sofrível” no Windows Vista). Isso é graças e diversas otimizações (pois o Windows Vista teve muitas reclamações quanto a desempenho em computadores modestos) e ao kernel mais atualizado e que será o mesmo do Windows Server 2008 R2, garantindo a compatibilidade dos periféricos, além de maior economia de bateria em notebooks e netbooks.
Como são muitos detalhes e novidades, vamos ao resumo:
- Os Gadgets continuam existindo e você pode colocar os mesmos diretamente na área de trabalho;
- O desfragmentador de discos permite que você analise e desfragmente ao mesmo tempo mais de 1 disco;
- O painel de controle reúne na mesma tela todas as opções de configuração dos periféricos e configurações do sistema;
- A nova instalação de periféricos lhe mostra todos os passos da instalação mesmo quando o Windows se conecta a internet na busca pelo driver;
- Em uma única janela você poderá ver todos os periféricos instalados e com opções exclusivas;
- Você tem mais controle sobre as mensagens pop-up de alertas que aparecem no sistema e também sobre o UAC que tanto “chateia” os usuários do Vista;
- A detecção de redes melhorou, sendo mais simples e direta;
- O Windows Media Player 12 tem dois modos de funcionamento (filme e biblioteca), sendo executado mais rápido para reproduzir seus filmes. Também suporta agora nativamente os formatos AAC, AVCHD, DiVX, XviD, H.264 e outros;
- Ao inserir um pendrive ou HD externo o Windows 7 permite que você use o hardware para backup;
- O suporte a telas touch-screeen está incluido no sistema, melhorando o uso para determinadas aplicações;
- Os endereços “quebrados” de sites que você recebia por e-mail agora são melhor assimilados pelo Internet Explorer 8;
- A calculadora, bloco de notas e Wordpad têm novo visual e funções;
- Novas funções no firewall do Windows;
- Você pode controlar melhor os ícones da bandeja, organizando os mesmos em um pop-up;
- O navegador Internet Explorer 8 tem novas funções e melhor integração com a plataforma Live (Windows Live), oferecendo os serviços da internet mais facilmente além de uma opção onde a navegação fica totalmente privada e segura;
- O sistema de busca por arquivos ficou muito melhor e mais rápida e permite mais opções;
- O Windows Seven tem mais opções de configurações de efeitos visuais;
- O Windows vem agora com um editor de caracteres;
- Vem com o Powershell 2.0 que lhe permite criar scripts para qualquer tarefa do Windows;
- Você pode usar o stick notes, que são aqueles blocos de recados ou anotações coloridos direto na área de trabalho;
- Vem com um sistema que detecta e corrige problemas de configuração e compatibilidade;
- Os updates do Windows update tem uma descrição detalhada para você saber o que cada correção faz em seu SO;
- O Windows 7 agora suporta arquivos ISO para que você grave ou gere seus CDs/DVDs sem precisar de programas de terceiros;
- Foi melhorado a segurança no acesso, com criptografia BitLocker para mídias removíveis (pendrive, por exemplo), controle de dados de logins biométricos (o login que você faz usando suas digitais);
- Melhora na restauração do sistema onde são mostrados os programas que não estão mais disponíveis e também o que será alterado e restaurado em seu computador ao usar esta função.
- Novo visualizador de aplicativos abertos na barra de tarefas e nova maneira de interação com a mesma;
- Slideshow de wallpaper e feeds;
- Redução do consume de memória em até 50% das placas gráficas (GPU) para cada janela aberta;
- Terá a tecnologia ReadyBoost melhorada, onde ao usar um pendrive você pode ter maior velocidade nas tarefas do Windows;
- Terá melhor suporte a Disco Rídigo Sólido (SSDs) normalmente usados em mini notebooks e netbooks.
Bem são vários os detalhes e essa lista crescerá conforme vai surgindo novos betas e releases até a data de lançamento, como a previsão do mini-win (um kernel enxuto para o Windows) e um boot mais rápido para uso das aplicações básicas enquanto o sistema se carrega por completo (Instant On). Fora o novo sistema de arquivos WinFS que não sabemos se fará parte do novo Windows 7.
O uso de versões 64 bits (para processadores x64) também aumentará e a própria Microsoft já está fazendo apelos para os desenvolvedores começarem a criar suas novas aplicações baseados em versões x64 também (em vez de somente versões 32 bits).
Windows 7 it’s the next version of Windows for PCs, and it’s the result of working hand-in-hand with our partners and with people who use Windows in the real world every day. We’re paying particular attention to the things they’re telling us are important to them and will make their PCs work the way they want them to—things like enhanced reliability, responsiveness, and faster boot and shut-down. We’re also trying to make their everyday tasks easier, like connecting and syncing devices, browsing the web, and managing a home network.
0 comentários:
Postar um comentário